Governo do Ceará

• photos/123957969@N07/sets/
  • seduc_ceara

Programa Novos Caminhos 2021: Conheça informações e saiba como participar

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga informações sobre o Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC) para 2021. O programa é composto por um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Uma de suas estratégias é a repactuação de saldos da Bolsa-Formação, com novas regras de financiamento e alinhamento mais estreito com as demandas dos setores produtivos locais e com as vocações econômicas das regiões.

Nesta perspectiva, a Seduc, por meio da repactuação de saldos financeiros, da iniciativa Bolsa Formação, ofertará cursos técnicos de nível médio destinados a estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas regulares do ensino. Os cursos técnicos serão ofertados concomitantemente ao Ensino Médio e possuem carga horária mínima de 800h.

Serão beneficiados também com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), trabalhadores em geral, beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda, entre outros que atenderem a critérios previstos no âmbito do Plano Brasil sem Miséria. Os cursos FIC possuem carga horária mínima de 160h.

Para mais informações sobre como acessar os cursos, os alunos do Ensino Médio deverão, no período de divulgação da oferta, que acontecerá de 15/03/2021 a 29/03/2021, procurar a secretaria da escola regular onde estuda.

Os trabalhadores em geral deverão no período de divulgação da oferta que vai de 02/08/2021 a 16/08/2021, procurar a secretaria de assistência social do município ou a sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) dos municípios onde serão ofertados os cursos. Em Fortaleza, podem procurar a Superintendência da Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS 2021

Cursos Técnicos de Nível Médio para 1º semestre de 2021

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) previstos para 2º semestre de 2021

OFERTAS CONCLUÍDAS / PACTUAÇÕES ANTERIORES

Oferta de Cursos FIC Concluída

Programa Novos Caminhos: Conheça informações e saiba como participar – 2020

20/04/2020

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) divulga informações sobre o Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC). O programa é composto por um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

Para mais informações sobre como acessar os cursos, os alunos do Ensino Médio deverão procurar a secretaria da escola regular onde estuda.

Os trabalhadores em geral deverão procurar a secretaria de assistência social do município ou a sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) dos municípios onde serão ofertados os cursos. Em Fortaleza, podem procurar a Superintendência da Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Oferta de Cursos Técnicos 2020

Cursos Técnicos 1º Semestre

Oferta de Cursos FIC 2020

Cursos FIC 1º Semestre